Seguro e limpo na sala limpa (conexões push-in)

Início » Seguro e limpo na sala limpa (conexões push-in)

Seguro e limpo na sala limpa (conexões push-in)

Tecnologia de fluídos

Conexões – Um especialista em operações de processos básicos, como mistura, secagem e granulação de sólidos a granel, depende das conexões push-in de Inox de alta densidade da Eisele em um de seus misturadores de arados.

Cerca de 79 anos de experiência de engenharia de processos, estão em cada um dos misturadores de design personalizado, secadores ou reatores que fornece o fabricante de máquinas Lödige, de Paderborn, Alemanha, para todo o mundo nas indústrias de ciências da vida para a indústria de materiais de construção e química. Com o desenvolvimento do misturador de aletas, os engenheiros da Lödige deram um passo importante na tecnologia de mistura em 1949. Os misturadores de aleta alcançam alta qualidade de mistura com curtos tempos de mistura e ótima proteção ao produto. Eles trabalham de acordo com o processo de fiação e rotação desenvolvido por Lödige. A mistura é sempre totalmente coberta pelas lâminas, portanto não há zonas de baixa movimentação. Com esta tecnologia, é possível combinar diferentes etapas do processo, por exemplo, a mistura, granulação e secagem de um produto.

Os diversos misturadores de arados são usados ​​em quase todas as indústrias para uma ampla variedade de tarefas de mistura. Eles são construídos a partir de um tambor cilíndrico horizontal no qual o eixo montado ao centro, provido de lâminas de arado desloca o produto em um leito fluidizado gerado mecanicamente. Devido à mistura intensiva e ao contato frequente das partículas com a parede do aparelho opcionalmente susceptível de ser aquecida, pode conseguir-se uma elevada transferência de calor sem sobreaquecimento local. A intensidade do movimento das partículas aumenta durante a secagem, diminuindo a umidade e a viscosidade.

Três diferentes tipos de conexão foram usados. O aço inoxidável foi escolhido para garantir ótimas condições higiênicas e fácil limpeza de todas as superfícies. As conexões entram em contato com nitrogênio e ar como meio de operação. Ambas as mídias não requerem resistência especial à corrosão, mas não devem ser contaminadas pelos materiais ou contaminadas com partículas em uma aplicação estéril sob nenhuma circunstância.

Excelente qualidade como um pré-requisito

As máquinas Lödige são sempre máquinas especiais dedicadas com base em vários tipos básicos, como o misturador de arado, sempre trabalhando com GMP (Good Manufacturing Practice) para aplicações farmacêuticas e alimentícias, um misturador dinâmico obrigatório. Um equipamento para a indústria farmacêutica, no qual uma preparação hormonal para medicina veterinária deve ser processada, uma contenção absolutamente segura é importante para que nenhum hormônio possa entrar no ambiente, pois eles podem causar, mesmo nas reações de menor dose mais fortes em humanos. Além disso, como é uma área de GMP, absolutamente nenhuma substância do ambiente pode entrar na sala limpa.

Mistura, granulação e secagem em lote são realizadas em uma mesma máquina nesta aplicação, sendo a área de processo na sala limpa e as conexões técnicas e elementos operacionais acessíveis a partir de uma área técnica externa. O misturador de arado tem uma capa de têmpera, o que garante um aquecimento suave e, assim, a secagem do produto no processo.

Para obter uma secagem mais rápida a baixa temperatura, uma bomba de vácuo gera pressão negativa no espaço do processo. Isso não apenas protege o produto sensível à temperatura, mas também suporta a contenção segura, pois sob vácuo, não há problema em escapar do interior. Desde que a máquina é usada em uma empresa farmacêutica americana, além dos requisitos de GMP acima mencionados e os regulamentos da FDA (Food and Drug Administration) devem ser cumpridos.

A Lödige, portanto, utilizou diferentes conexões pneumáticas push-in necessárias para operar o secador de pás.

O uso de conexões push-in de aço inoxidável do programa 17A da Eisele Pneumatics foi fundamental, pois as conexões devem ser particularmente firmes e seguras. O design fácil de limpar e a resistência à corrosão das conexões push-in de aço inoxidável também desempenharam um papel importante. As conexões push-in da Eisele e as mangueiras associadas são permanentemente instaladas no sistema e devem ser desmontadas no máximo para reparos ou revisões. Graças à construção das conexões, isso é facilmente possível.

Confiável e sem vazamentos

As conexões de aço inoxidável da Eisele são usadas à temperatura ambiente e a um nível de pressão de até 16 bar. Como os hormônios altamente eficazes são processados ​​no sistema, o design confiável e livre de vazamento dos componentes era de crucial importância, já que nenhuma parte do produto deveria vazar para o meio ambiente. As conexões push-in de aço inoxidável com tecnologia especial de vedação do programa 17A, ou seja, com duas vedações feitas de FKM (Viton) na pinça foi, portanto, um fator de decisão essencial. Essas conexões de aço inoxidável podem suportar pressões internas de gás de até 24 bar, mas também são adequadas para vácuo até -0,95 bar.

Com líquidos, dependendo dos líquidos usados ​​e tamanhos de conexão, até mesmo pressões de até 100 bar são possíveis. Embora muitas conexões push-in no mercado sejam projetadas para altas pressões, elas não são automaticamente à prova de vácuo. A luva de liberação das conexões de encaixe com pinça interna permite a rápida montagem e desmontagem da mangueira. O segundo selo das conexões não apenas permite o uso de pressões de trabalho mais altas, mas também fornece proteção adicional contra a entrada de sujeira no sistema. No lado da rosca, um anel de vedação alojado em um canal, garante a estanqueidade necessária entre a máquina e a conexão.

O bom acabamento e a alta confiabilidade e segurança dos componentes da Eisele foram as características decisivas das conexões push-in e não apenas ter o cliente convencido de que tinha o uso de componentes Eisele especificamente solicitados em seu sistema. Os especialistas da empresa Lödige estavam muito satisfeitos com as conexões da Eisele, a higiene e aplicação de segurança crítica é a escolha certa porque a tensão e processamento de qualidade das conexões push-in fornece uma vantagem de segurança”, explica Reiner Lemperle, gerente de vendas da Lödige.

De relance

A família Eisele de Waiblingen desenvolve, fabrica e comercializa, conectores, conexões acoplamentos de ação rápida com várias vias. A produção é na Alemanha; Distribuidores em todo o mundo e a subsidiária Eisele Connectors em Michigan, EUA, garantem a disponibilidade mundial dos produtos Eisele.

Referência Bibliográfica:

:K MAGAZIN. Sicher und sauber im reinraum. Disponível em: <https://www.k-magazin.de/index.cfm?pid=1652&pk=176294#.wwgnekgvziu>. Acesso em: 25 mai. 2018.

Traduzido por: Daniel Teobaldo Ferreira

Engenheiro Mecânico (2009) formado pela FEI, trabalhou por 3 anos como técnico mecânico em ensaios de bancos automotivos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT / USP (1999 – 2002), por 3 anos como projetista na Tünkers (2002 – 2005), por 2 anos com o desenvolvimento do produto na GM (2005 – 2006), por 6 anos com o a pesquisa e desenvolvimento do produto e por 2 anos como Gerente de Projetos na Tünkers (2006 – 2014), nos últimos anos atuando como Engenheiro de vendas de produtos para automação industrial para o mercado automotivo, automação, máquinas e dispositivos (2014 – Atual).

2018-05-30T20:21:30+00:00