Conexões Eisele – Confiável até os últimos detalhes na indústria automotiva

Início » Conexões Eisele – Confiável até os últimos detalhes na indústria automotiva

Conexões Eisele – Confiável até os últimos detalhes na indústria automotiva

Controladores pneumáticos personalizados para a indústria automotiva

A empresa Klaus Günther GmbH, com sede em Sinsheim (Alemanha), projeta e constrói componentes pneumáticos, unidades de fornecimento de água de resfriamento para células de soldagem na construção de carrocerias automotivas, além de controladores de lógica pneumática avançados. Os clientes da empresa familiar são principalmente os construtores de plantas para a indústria automotiva. Para atender aos altos padrões de qualidade e confiabilidade exigidos pelos fabricantes de automóveis, a empresa depende especialmente dos componentes de conexão da Eisele.

A Klaus Günther GmbH em Sinsheim ganhou a reputação de fornecedora especializada de tamanho médio de conjuntos, componentes e dispositivos pneumáticos. A base de clientes inclui principalmente a indústria automotiva e os construtores de fábricas de automóveis. Uma força especial da empresa familiar é o projeto e a construção de controladores lógicos pneumáticos. Para uso na produção de automóveis, esses controladores devem cumprir os padrões dos fabricantes de automóveis. Além da conformidade com os padrões, eles também precisam ser otimizados com relação à sua construção e aos componentes usados. A este respeito, a Günther pode contribuir com décadas de experiência para obter a melhor forma e função em qualidade superior. Além do projeto e montagem dos conjuntos pneumáticos, os processos de produção de usinagem e não-usinagem são usados para produzir pequenos lotes ideais dependentes do projeto para os fabricantes de instalações. O resultado: módulos do controlador prontos para instalação.

Duas empresas – um foco

Compacto e ordenado: este controlador pneumático personalizado foi otimizado pela Günther. Do meio metro original de mangueiras, apenas a seção no meio permaneceu. Devido à rigorosa filosofia de qualidade, a Günther GmbH conta com componentes de conexão de alta qualidade e já tem relações comerciais de longo prazo com a Eisele Pneumatics GmbH & Co. KG em Waiblingen, Alemanha. A Eisele tem décadas de experiência no desenvolvimento e produção de componentes de conexão de alta qualidade. Com um amplo mix de produtos composto por mais de 5.000 artigos de catálogo e cerca de 2.000 soluções especiais personalizadas, a empresa representa confiabilidade e qualidade, conforme demonstrado por vários detalhes técnicos em todas as áreas de produtos. Os componentes da Eisele são “Made in Germany”. O espectro do produto varia de produtos de catálogo, para pneumáticos ou d’água de resfriamento em aplicações como processamento de tintas ou produção de alimentos, para uma extensa linha de múltiplos conectores, que integram conexões únicas muito diferentes em uma interface.

Ótimo desempenho na placa de montagem

Recentemente, a Günther desenvolveu um circuito pneumático compacto e personalizado, composto de um manômetro, uma válvula de comutação, uma válvula de segurança e uma válvula de retenção, bem como um transdutor de sinal. Para a implementação confiável de pontos de transição, conexões e acoplamentos em tais controladores pneumáticos, as conexões de mangueira tipo plugue, como as oferecidas pela Eisele como a série 14 da BasicLine, provaram ser ideais. Diversas versões e detalhes técnicos possibilitam a implementação de praticamente qualquer tipo de conexão. Eles estão disponíveis, por exemplo, como conexões retas, angulares, duplas ou em T, e apresentam não apenas vedações confiáveis ​​à prova de vazamentos, mas também segurança na aplicação durante a instalação e manutenção. Uma conexão tipo plug-in da Eisele com uma bucha de liberação é fácil de desconectar mesmo após uso prolongado, sem o risco de vazamentos. Sob as duras condições de operação e os processos de montagem simplificados na indústria automotiva, isso é especialmente importante para permitir processos de manutenção tranqüilos e a rápida substituição dos circuitos. A manga de libertação protege a pinça no interior do invólucro de ligação contra impurezas. Na BasicLine, as conexões tipo plugue de latão niquelado com uma bucha de liberação e uma ou duas vedações são a escolha certa para muitas aplicações. A Eisele é o único fornecedor de componentes de conexão a oferecer uma versão com uma bucha de liberação. O controlador pneumático da Günther inclui duas conexões rosqueadas retas e quatro anguladas. Além disso, dois bicos duplos destacáveis ​​são usados: um, com roscas de 1/4 de polegada, conecta a válvula de comutação ao manômetro e o outro, com roscas de 1/2 polegada, leva à válvula de segurança. A combinação de manômetro e válvula de retenção integrada em um bloco distribuidor foi especialmente desenvolvida pela Günther e não está disponível como componente padrão nesta forma compacta e robusta.

Pequeno detalhe com um grande efeito

Devido a um arranjo conveniente dos componentes na placa de montagem, o controlador precisa de apenas cinco centímetros de mangueira de ar comprimido. Em uma instalação usada pelo cliente no passado para a mesma tarefa, meio metro de mangueira foi usado para conexões entre os componentes, o que resultou em um arranjo desordenado e propenso a erros.

Mas mesmo as mangueiras curtas têm que ser duráveis. É por isso que a Günther usa as mangueiras ProWeld especialmente robustas da Eisele. Para a sua própria marca de mangueiras, a Eisele usa apenas o Elastollan de poliuretano de alta qualidade. As mangueiras são calibradas externamente, retardadoras de chamas de acordo com UL 94 V2 a V0 e compatíveis com correntes de arrasto. Eles são igualmente adequados para ar comprimido e água de resfriamento e têm uma dureza Shore de 52 ou 58 D, dependendo do tamanho. As tolerâncias para as espessuras das paredes foram mantidas a um mínimo para garantir uma espessura de parede uniforme para resistência à pressão constante. As mangueiras estão disponíveis com diâmetros externos de 4 a 20 milímetros em preto e, a pedido, também em outras cores.

Fornecimento confiável de robôs

Robôs de soldagem para construção de carrocerias automotivas dependem do suprimento confiável de água de resfriamento. Para essa tarefa, a Günther desenvolveu diferentes versões de placas de instalação de robôs com base nas especificações dos fabricantes de automóveis. A água de resfriamento para as tenazes de soldagem dos robôs é complementada por um sistema de sucção nas placas de instalação do robô. Se a tampa de soldagem da pinça tiver que ser substituída, a água restante será removida do sistema por aspiração a vácuo para garantir a substituição segura e seca da tampa. Além do fluxo de retorno da água de resfriamento, essa unidade de fornecimento também inclui dois monitores de fluxo com eletrônica de análise para controlar o fluxo de entrada e saída da água de resfriamento, detectar vazamentos e garantir uma junta soldada confiável.

Numerosos componentes da Eisele de latão niquelado são novamente utilizados para o componente de vácuo: o manômetro para monitorar a pressão é conectado por um redutor de 1/2 a 1/8 de polegada e vários bocais duplos destacáveis e um bujão também são montados na placa.

Para a água de resfriamento da placa de instalação do robô, a Eisele fornece quatro conectores de encaixe com um anel de liberação (reto e angulado), um bico de mangueira com uma porca de união, vários bicos duplos e mangueiras ProWeld com diâmetros de 3/8 e 1/4 de polegada . Além disso, existem duas mangas de acoplamento, parafusos de conexão e niples duplos feitos de latão, todos da extensa linha de acessórios da Eisele. Incidentalmente, o pico duplo destacável é o resultado de um desenvolvimento da Eisele e hoje encontra uso generalizado como um componente padrão indispensável em muitos sistemas de conexão.

Fluxo total para resfriamento ideal

Os circuitos de refrigerante colocam requisitos especiais nas conexões e linhas utilizadas. Eles são usados para dissipar o calor dos processos de soldagem, o que requer altas taxas de fluxo em um espaço compacto. Uma vez que as taxas de fluxo são decisivas para o efeito de resfriamento, todas as conexões da Eisele LiquidLine foram otimizadas a este respeito para circuitos de fluido fechados. As conexões são feitas de latão resistente à dezincificação. Esta liga foi especialmente desenvolvida para circuitos de refrigeração fechados que exigem alta proteção contra corrosão, já que a água de resfriamento geralmente é levemente ácida. Com o LiquidLine, a Eisele oferece a linha mais abrangente de componentes para esta aplicação.

Cada componente executa de forma confiável

Os clientes da Eisele incluem muitos fabricantes e fornecedores do setor automotivo que exigem a confiabilidade de todos os componentes em seus processos, devido às suas obrigações de qualidade. Se adicionarmos as superfícies de vedação resultantes dos numerosos componentes da Eisele usados nas placas de instalação do robô, isso daria uma impressão da importância desses componentes de conexão despretensiosos. Cada componente único deve fornecer uma vedação confiável e permanente para evitar vazamentos e garantir a segurança operacional. É aqui que entra a alta precisão e a diversificação vertical de produtos da Eisele. Garante que a Günther e os fabricantes de automóveis que utilizam os produtos da Günther podem confiar cem por cento em componentes de qualidade fabricados na Alemanha.

Sobre o Autor: Daniel Teobaldo Ferreira

Engenheiro Mecânico (2009) formado pela FEI, trabalhou por 3 anos como técnico mecânico em ensaios de bancos automotivos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT / USP (1999 – 2002), por 3 anos como projetista na Tünkers (2002 – 2005), por 2 anos com o desenvolvimento do produto na GM (2005 – 2006), por 6 anos com o a pesquisa e desenvolvimento do produto e por 2 anos como Gerente de Projetos na Tünkers (2006 – 2014), nos últimos anos atuando como Engenheiro de vendas de produtos para automação industrial para o mercado automotivo, automação, máquinas e dispositivos (2014 – Atual).

2018-07-03T16:13:33+00:00